quinta-feira, 2 de outubro de 2014

E a gente considerava pacas.

                       E lá se vai mais uma rede social. Primeiro foi o MSN. A bola da vez é o Orkut que se despediu no último dia 30, dando fim a uma era. Acho interessante ter vivido essas mudanças, você se sente mais que testemunha de uma fase por ter feito parte disso. Há quem não admita dizer que participava com medo do rótulo de ser "cafona" só pelo simples receio de falar que era usuário e sim, adorava horrores.




                       Todo mundo sabe que o "Livro de Rostos", como diz um amigo meu, tem culpa no cartório, mas não vamos culpá-lo exclusivamente. Antes do FB ajudar a afundar de vez a extinta rede social, o desinteresse pela tal já era fato. Em seus últimos meses de vida, só era acessado para jogos, basicamente. Minha prima o chamava de "depósito de fotos" devido seu desuso. O próprio Face já vem correndo o risco. Seu acesso já não é mais o mesmo.

                      O problema é que a rede não se atualizou, não acompanhou as mudanças. Numa realidade em que a informação é volátil,com a menor distração, o mundo como você conhecia já não existe mais e, se bobear,até você mesmo se torna obsoleto. Logo, o orkut não iria segurar seus usuários com mecanismos como BuddyPoke e recadinhos coloridos.




              Contudo, tinha como uma das suas maiores marcas registradas as famosas comunidades. Com cada uma interessante ou então louca.E tinha para tudo que se imaginasse - ou quase. Elas mostravam uma espécie de perfil da pessoa ,pois eram os gostos pessoais dela. Até eu tinha uma dedicada ao Bon Jovi (chamada Letras de música do Bon Jovi, com 115 membros).
                         Tinham os depoimentos também. Eu gostava de fazer os meus aos amigos mais chegados e recebi alguns também. 
                    Eu olhava minha conta bem esporadicamente e via seu abandono total. Soube que, atualmente, seu criador está num projeto de uma nova rede social. A verdade é que muito se viu e se fez lá. Reencontrei amigos, fiz outros novos, vi relacionamentos começarem e uns tantos também acabarem. Pessoas jurando amizade eterna e hoje em dia nem se falarem mais. O fato é que ficaram as lembranças - boas ou não. E muitos de nós teremos que falar, a partir de agora:"lembras da época do Orkut?".


Nenhum comentário:

Postar um comentário