domingo, 7 de junho de 2015

Égua do mês bom, esse junho

         Quando chega o mês de junho, a gente sente um ar diferente.
         O tempo muda. Se chove muito, vai secando.
         Se tá muito seco, vai molhando.
         
        Vem as deliciosas festas juninas com suas canções forrozeiras e afins, além das guloseimas maravilhosas da época que jamais podem faltar.

         São os deliciosos mingaus de arroz, de milho, canjica, bolo de milho, tapioca, macaxeira (ou aipim ou mandioca que o povo também chama, mas que minha mãe e minha vó fazem os melhores), pé-de-moleque, pamonha, milho assado, paçocas... Huuuuuuuummmm... Tantas delícias que todos nós amamos.

         As quadrilhas e demais grupos folclóricos também dão o ar sincronizado de sua graça, enchendo nossos olhos e o ar de animação e alegria.

         Quem pode ou ainda se interessa, enfeita as ruas, sua residência, faz suas festinhas com este tema, com as flamejantes e coloridas bandeirolas, deixando o lugar bem vivo.



         As escolas também vão se organizando, botando a meninada para ensaiar e apresentar as suas danças, não deixando essa tão importante manifestação cultural se acabar em seus “arraiar”.

         Sempre gostei do mês junino, ensaiar as crianças é trabalhoso, mas o resultado é maravilhoso. Já saí em quadrilhas e até já fui miss quando criança. Na família, todo mundo trata de fazer alguma comida típica da época, convida pra comer ou vai mandando para todos.

         Mês de junho tem dessas coisas, esse clima animado e contagiante. Com seus fogos de artifícios, foguetinhos e estalinhos para quem gosta.

         Sem falar que este já traz a agradável expectativa da chegada de nossas tão esperadas férias de julho, para quem as têm, é claro. Quem não contava – ou ainda conta – os dias para sua chegada no mês de junho?
         
Que trem bão esse tar de mês de junho, sô.

#postdejunho



Nenhum comentário:

Postar um comentário